Imprimir

Actualmente, qualquer músico poderá beneficiar muito se tiver algumas noções básicas de gravação e edição de áudio/video, uma vez que, cada vez mais provas para concursos e orquestras são feitas por gravação. Assim sendo resolvi criar este pequeno guia com alguma informação para quem queira fazer uma pequena gravação caseira. Para situações mais complexas ou de carácter profissional deverá contactar um técnico de som/imagem para desta forma poder  concentrar-se no seu projecto sem preocupações.

 

Hardware

No que diz respeito a hardware portátil de gravação áudio/video destinado especificamente a músicos existem alguns equipamentos da Zoom, SonyTascamRoland. Em relação à gravação em video o mercado é um pouco limitado, uma vez que é usado por um pequeno nicho de utilizadores. Os equipamentos portáteis existentes não têm qualidade suficiente para serem considerados equipamentos profissionais então, até há bem pouco, a melhor opção passava por usar uma boa DSLR em combinação com um bom microfone ou um gravador portátil de áudio. Outra opção passava pela utilização de diferentes equipamentos para gravar o áudio e o vídeo, nestes casos é necessário sincronizar ambos posteriormente (por exemplo usar o vídeo da câmara, de um smartphone ou lap top com o áudio proveniente de um gravador de som).

Felizmente a Sony lançou o MV1, a Zoom o Q4, e a Canon gama Legria, equipamentos desenhados especificamente para os músicos.

 

Software

VIDEO

Final Cut Pro X (MAC) - Um programa muito completo, com suporte para plugins que pode ser utilizado para todo o tipo de tarefas de edição de vídeo.

iMovie (MAC) - Filho mais novo do Final Cut Pro X possibilita a execução de tarefas básicas de edição.

MPEG Streamclip (PC/MAC) - Programa gratuito que permite exportar para diferentes formatos e resoluções incluindo opção de “batch list”. Esta opção possibilita a criação de uma lista de tarefas para posterior execução e, assim, deixar o computador a realizar as mesmas, por exemplo durante a noite.

VirtualDub (PC) - Gratuito possibilita a execução de tarefas básicas de edição.
QuicktimeX (MAC) Gratuito possibilita a execução de tarefas básicas de edição.
Adobe Premiere (PC/MAC) - Um programa muito completo, com suporte para plugins que pode ser utilizado para todo o tipo de tarefas de edição de vídeo.

AUDIO

Audacity (PC/MAC/Linux) - Gratuito possibilita a execução de tarefas básicas de edição e suporta plugins
.
LogicProX (MAC) - Um programa muito completo, com suporte para plugins, que pode ser utilizado para todo o tipo de tarefas de edição de áudio.

WaveLab (PC/MAC) - Um programa muito completo, com suporte para plugins, que pode ser utilizado para todo o tipo de tarefas de edição de vídeo.


Dicas

Para uma boa gravação há algumas questões que deverão ser tidas em consideração: