Imprimir

 Visite esta página regularmente, pois serão adicionados diariamente novos vídeos com variações de exemplo para os exercícios

Publicado em Julho de 2021 pela AvA Musical Editions 

Também disponível na June Emerson 


Horn 365

 

 

Um método para planificar exercícios diários

 

Será apresentado no simpósio de 2021 da Internacional Horn Society https://ihs53.com 

 O vídeo de apresentação estará disponível no YouTube após o simpósio

Este livro contém 365 exercícios e, tendo em conta o título, poderão pensar que se trata de um exercício por dia. Bom, na realidade o livro tem potencial para dar origem a muitos mais exercícios, uma vez que a forma de os praticar vos poderá dar ideias para praticar durante vários anos.

Há bastantes livros de exercícios no mercado, contudo, nenhum consegue ir ao encontro das necessidades específicas de cada trompista, nem das várias sequências de aprendizagem

Um exercício, por si só, não fácil nem difícil, dado que o seu nível de dificuldade é sentido pelo trompista e é ele quem vai rotular determinado exercício como sendo fácil ou difícil. Cada um de nós é único, não há duas pessoas iguais.  É certo que todos os trompistas necessitam de praticar os mesmos exercícios básicos, mas a forma de o fazer, vai depender em larga escala do nível de evolução e da situação individual de cada um. De modo que planificar parece ser a chave. Contudo se o trompista passar mais tempo a planificar do que a executar a planificação, esta de pouco lhe irá servir.

Este método é dedicado a Frøydis Ree Wekre, que considero ser uma das melhores trompistas pedagogas da atualidade. A sua energia inspirou o questionamento e melhoria dos meus métodos de ensino, bem como, o desenvolvimento de vários recursos pedagógicos. Horn 365 tem vindo a ser desenvolvido, de forma gradual, durante os últimos 20 anos e, para abarcar uma panóplia de situações diferentes apresenta cada exercício com um número e a forma de o fazer indicada por letras. A combinação de diferentes letras possibilita a codificação de exercícios complexos em códigos, curtos e fáceis de entender, que conferem mais tempo de prática ao trompista, pelo facto de exigirem o mínimo de planificação possível. A utilização deste método permite aos professores adaptarem facilmente os exercícios aos seus alunos, e aos alunos ganharem autonomia para poderem gradualmente, traçar os seus rumos e ajustarem a prática ao seu nível individual e situação em que se encontram.

Outro aspeto a ter em consideração é o facto de nós, enquanto professores nos cruzarmos frequente­mente com alunos que não são capazes de organizar as suas sessões de prática. Muito frequentemente deparamo-nos com alunos, que estudam uma técnica específica até exaustão durante dias a fio, como som bouché, trilos labiais, duplo staccato etc., mas todos sabemos que tal estudo não voltará nunca mais a ser repetido. Todas as técnicas da trompa requerem prática para serem dominadas, assim, uma boa planificação é essencial para se atingir os objetivos. As técnicas de base têm de ser incluídas diariamente nas sessões de prática, contudo, apesar de exigirem uma prática menos frequente, as técnicas secundárias, não devem ser esquecidas.

Depois de compreender e aplicar este conceito aos exercícios, o método pode ser aplicado a repertório solo, camerístico ou orquestral. Uma coisa é certa para domar ou, pelo menos, tentar domar esta fera da floresta, é necessária uma prática regular. Contudo tal não necessita de ser aborrecido. Com variedade, todos os dias podem ser especiais e a trompa pode ser praticada e desfrutada todos os dias.

Praticar um padrão diferente por dia perfaz, pelo menos, 365 padrões num ano, o que corresponde à criação de um vocabulário musical pronto a ser usado sempre que for necessário. Tocar trompa é e será sempre difícil. Mas desta forma pode tornar-se um pouco mais fácil e, certamente, muito mais divertido. Como digo sempre, divirta-se praticando trompa 365 dias por ano!

  


Planificações

Planificação Nível 1

Planificação Nível 2 

Planificação Nível 3 

Planificação Nível 4

Planificação Nível 5

Planificação Nível 6


Modelos de Planificação em Branco

Modelo de Planificação em Branco (tamanho A4)

Modelo de Planificação em Branco (tamanho Letter)

Modelo de Planificação em Branco (formato MS Excel)