Publicado in Junho de 2018 na  AvA Musical Editions 

Também disponível em: June Emerson (UK)

Peça obrigatória do escalão juvenil do Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro "Terras de la Salette" 2019 e da Categoria Infantil do 1º Concurso da Associação Portuguesa de Tubas e Eufónios (2019) e da Categoria Juvenil do  2º Concurso da Associação Portuguesa de Tubas e Eufónios (2020)

Ca. 6' 30''

Quatro peças para eufónio e piano, de dificuldade acessível, escritas numa tessitura entre o Fáe o Mi3

 

Esta peça foi escrita para ser tocada para Trompa em Si bemol, por esse facto enquadra-se de forma igualmente idiomática no Trombone ou Eufónio tal como a Low Horn Suite nº1 e nº2

Partes disponíveis em Clave de Fá (em Dó) em Clave de Sol (em Sib)

 

   

(ca. 1'10'') 

 

Como próprio nome indica, o primeiro andamento é uma fanfarra, onde é dado ênfase ao salto de quinta perfeita tanto em staccato como em legato.

  

(ca. 1'33'') 

No segundo andamento, a ideia do arco-íris surge pelo facto de os acordes mudarem praticamente a cada dois compassos, passando duas vezes pelas 12 tonalidades seguindo um ciclo de quintas. Esta é, portanto, uma peça ideal para trabalhar todas as notas, em legato com ênfase em arpejos.

  

(ca. 1'33'') 

Com o terceiro andamento viajamos até Marraquexe. Os cp. 21 a 24 podem ser tocados opcionalmente uma oitava acima. Do ponto de vista pedagógico, trata-se de uma boa peça para treinar tanto a alternância da dedilhação 1•2 e 2•3 como para usar a alternativa do 3º dedo para algumas passagens com a dedilhação 1•2.

   

(ca. 2') 

Por último, um Blues Cromático para trabalhar o movimento dos dedos, em que a cada 12 compassos, aumenta tanto o número de notas como a velocidade a que estas são tocadas. Propositadamente foram usadas notas com as mesmas dedilhações partido descendentemente do 3º e 4º harmónicos (cp.3 e 7; 15 e 17; 27 e 31)

 

Play along disponível aqui: