Disponível na AvA Musical Editions 

 Disponível digitalmente no nkoda

ISMN: 979-0-707739-24-2

 

 

Nota Introdutória


Trata-se de um quarteto de trompas que tem como base três canções tradicionalmente associadas à época natalícia. Inicia-se com uma transcrição livre de "One Horse Open Sleigh”, do compositor americano James S. Pierpont (1822-1893). Muito possivelmente este título nada diz, mas se lhe chamar "Jingle Bells" ou "É Natal” já se torna facilmente identificável. Esta canção surge de forma mascarada causando um efeito surpresa, que no entanto, rapidamente se dissipa pelo reconhecimento óbvio.

Segue-se um andamento mais lento com uma versão em swing da canção "Stille Nacht," do compositor Austríaco Franz Xaver Gruber (1787–1863), sobejamente conhecida como "Silent Night" ou "Noite Feliz,” traduções para as versões inglesa e portuguesa respetivamente. De seguida é a vez de "Nos Galan" uma canção da qual existem registos no século XVI mas que foi, muito  provavelmente, escrita vários antes por um anónimo do País de Gales. Actualmente, "Deck the Halls" é a designação comummente utilizada para identificar esta canção, que é aqui apresentada com um acompanhamento em som bouché. 

Uma pequena ponte apresenta  as três canções tocadas em simultâneo que gradualmente são conduzidas à reexposição. Nesta ponte existe um cruzamento métrico que origina uma discrepância ente o número de compassos nas diferentes partes. Por essa razão não foram, propositadamente, incluídos números de compasso, devendo ser tidas como referência as letras de ensaio.

Esta obra é dedicada ao quarteto português "Trompas Lusas".