- Detalhes
- Escrito por: Ricardo Matosinhos
Há alguns aspetos da manutenção da trompa em que se pode poupar, aqui ficam duas dicas!
- Detalhes
- Escrito por: Ricardo Matosinhos
Já está disponível o livro Musica Instrumentalis Experimentação e técnicas não convencionais nos séculos XX e XXI de Ângelo Martingo e Ana Telles
Trata-se de uma nova visão sobre as técnicas de execução não convencionais usadas nos instrumentos musicais, onde tive o prazer de colaborar com um dos capítulos
Trompa: A inovação alicerçada na tradição: p.93-107
Foi publicado pelas Edições Húmus, está disponível aqui
- Detalhes
- Escrito por: Ricardo Matosinhos
Em plena pandemia provocada pelo COVID-19, fez-se história, tendo sido realizada em Portugal a primeira formação de professores totalmente online, dedicada ao software de treino auditivo e leitura musical Earmaster. Esta formação foi organizada a partir do Centro de Formação de Escolas do Porto Ocidental que possibilitou que 30 professores divididos por dois grupos, oriundos do Conservatório de Música do Porto e do Conservatório de Música de Aveiro Caloutse Gulbenkian frequentassem esta formação apesar dos tempos de quarentena que todos nós vivemos.
A minha história com o earmaster começou à alguns anos atrás, quando participei na tradução para português europeu da versão 7 para PC/MAC e da versão para iOS (iPAD e iPHONE).
Dada a especificidade deste software, esta formação só foi possível graças à gentileza do Hans Lavdal Jakobsen, que forneceu duas contas de teste para que cada formando pudesse experimentar o earmaster durante esta formação. A formação teve a duração de 12h e 30 minutos distribuídos entre sessões síncronas e assíncronas, sempre em horário pós-laboral. Inicialmente os formandos experimentaram e geraram dados como alunos, tendo de seguida acedido a esses mesmos dados como professor. No final desta formação, cada formando elaborou um pequeno curso no earmaster tendo em conta as necessidades reais dos seus alunos. De notar que nesta formação se cruzaram professores não só de formação musical, mas também das diferentes áreas instrumentais, conjuntos instrumentais, sendo que o treino auditivo e a leitura foram sempre encarados como uma responsabilidade colectiva do grupo de professores que trabalha com os alunos. Houve ainda tempo para abordar os processos de gestão de turmas e como os dados dos trabalhos de casa dos alunos podem ser usados para diagnosticar dificuldades e traçar diferentes abordagens adaptadas às necessidades educativas de cada aluno.
Apesar de ter experiência a dar formações, foi também a primeira vez que ministrei esta formação em concreto, nestes moldes totalmente à distância. Este software enquadra-se perfeitamente numa formação online, dadas as suas características de funcionamento em nuvem e a altura em que foi realizada também, visto que neste momento muitas escolas de música buscam soluções para o ensino à distância.
De louvar os formandos que estiveram presentes na formação, uma vez que esta se realizou em horário pós-laboral e que todos eles estão neste momento sobrecarregados com actividades relacionadas com o ensino à distância. Esta é a maior prova de amor pelo ensino: professores que querem continuar a aprender, mesmo que isso signifique sacrificar o seu pouco tempo livre.
Quem estiver interessado em realizar esta e outras formações creditadas para professores, poderá consultar aqui mais informações sobre as acções de formação.
Hans chegou mesmo a estar presente numa das sessões para nos cumprimentar, aqui fica o registo desse momento
- Detalhes
- Escrito por: Ricardo Matosinhos
The year of 2020 started with a strange virus that locked all the people at home.
So, during the month of May I decide to challenge the horn players to stay at home but keep playing and having fun!
The etude in this challenge was the blues in F from 15 Low Horn Etudes
Bellow you can hear the videos listed by the order I saw their videos.
(Click on the names)
- Detalhes
- Escrito por: Ricardo Matosinhos
playalong.ricardomatosinhos.com
Thinking on those situations were students don't have access to a pianist, I created play along versions of many of the pieces I wrote. In this page I include also click tracks for chamber and ensemble pieces, allowing people to practice at home with click track, record them and exchange recordings. I will update this page as I add more play along versions.