Publicado pela AvA Musical Editions 
Pode ser obtido em AvA Musical Editions Casa dos Músicos @rpeggio InterMúsica Livraria Musimed Comercial Mufer , ou em diversas casas internacionais.
ISMN: 979-0-707737-42-2
 Disponível digitalmente no nkoda
 
 
Este livro destina-se à iniciação ao estudo da trompa (alunos até 10 anos de idade).
 

Normalmente, os trompistas iniciam o estudo do instrumento assim que a dentição definitiva se encontra completa. Contudo é muito benéfico para a aprendizagem musical uma iniciação em tenra idade, uma vez que, quanto mais cedo for desenvolvido o gosto pela música, bem como, a capacidade auditiva, maiores são as possibilidades de se atingir uma boa performance instrumental.

Um dos maiores entraves à iniciação da trompa passa pela correta audição interior da altura do som, antes de este ser produzido. No sentido de auxiliar os alunos nesta tarefa compilei um conjunto de 25 canções tradicionais, tendo o cuidado de incluir algumas habitualmente cantadas pelas crianças em Portugal.
As tonalidades foram escolhidas de forma a possibilitar uma melhor aprendizagem, tendo em conta as dedilhações da trompa Fá e da trompa Si bemol. Estas peças encontram-se organizadas por tessitura e complexidade, sendo precedidas por um resumo das notas utilizadas e das respetivas dedilhações de trompa Si bemol (em cima) e de trompa Fá (em baixo antecedidas de um F). Não foram, propositadamente, indicadas dinâmicas, articulações ou indicações de respiração de forma a possibilitar uma melhor adaptação a alunos com diferentes graus de conhecimento.
As dificuldades técnicas das 25 Peças poderão ser trabalhadas em 20 Estudos Fáceis, escritos com a mesma tessitura, ritmos, tonalidades e indicações de compasso.
Com o objetivo de permitir o treino da música em conjunto foram incluídos pequenos duos, devendo a primeira voz ser executada pelo aluno e a segunda pelo professor ou por um aluno mais avançado. A minha experiência pessoal, enquanto professor, leva-me a concluir que os alunos tendem a ser influenciados por notas próximas ou mais agudas do que aquelas que estão a tocar. Para evitar estas situações, na maioria dos duos e contrariamente ao que é habitual, a voz do professor está escrita numa tessitura mais grave. Existem também, por vezes, alguns uníssonos especialmente após saltos para ajudar o aluno a encontrar a altura de som correta.
No sentido de facilitar a leitura, a versão solo destas peças foi escrita num tamanho grande ao passo que a versão em duo no tamanho normal. Sempre que possível a mudança de sistema de pautas respeita o fraseado, promovendo assim uma assimilação, ainda que inconsciente, da forma musical.
Espero que este livro contribua para que os alunos se divirtam a estudar e, que o mesmo, consiga despertar um interesse cada vez mais precoce por este belo instrumento.

 Guia Pedagógico - Iniciação ao Estudo da Trompa