Publicado em Novembro de 2023 pela AvA Musical Editions 

Esta peça foi composta para Marco Peciarolo, o vencedor do #MatosinhosChallenge realizado em maio de 2020. Foi escrita originalmente para uma Tuba Wagneriana Tenor em Si♭ e adaptada posteriormente para eufónio, visto que estes instrumentos possuem características similares.

Algumas partes vocais que envolvem multifónicos são opcionais, dependendo da tessitura vocal do intérprete. Se certos elementos vocais não estiverem de acordo com a tessitura vocal do intérprete, podem ser ajustados ou omitidos.

Para manter a atmosfera blues ao longo da peça, o intérprete pode selecionar notas específicas para criar diferentes efeitos. Por exemplo, o sub-tone, uma técnica frequentemente usada no jazz, pode ser alcaónçado ao abrir ligeiramente a abertura dos lábios para produzir um som arejado, mantendo a altura de sons. Outras técnicas, como ataques de ar, acentuações resultantes da abertura abrupta da embocadura e falls, também podem ser utilizadas, com um constante foco na expressão musical.

No compasso 10, a intenção é ornamentar usando os sons graus conjuntos superiores, mantendo a mesma dedilhação sem se focar no som. Além disso, para garantir uma atuação fluente consistente com o estilo blues e evitar interrupções causadas pelo rápido movimento dos dedos, são fornecidas algumas sugestões de dedilhações.

Alternativamente, podem ser usados estalidos dos dedos ou outros métodos. O principal objetivo é envolver e contagiar os ouvintes, incentivando-os a acompanhar. No final da peça, inclui-se uma citação de R. Strauss com uma sensação de blues, seguida por uma improvisação a ser cantada em qualquer oitava, utilizando as notas da escala de blues em Dó.

Divirta-se!