Publicado em Julho de 2015 pela Phoenix Music Publications 

ISBN: 978-90-5552-072-5 (ca. 19min)

Pode ser obtido em Phoenix Music Publications • June Emerson  • Köbl  • Spaeth-Schmid  • Pope Repair  • Casa dos Músicos

 

Este foi um dos livros da III Matosinhos’ International Youtube Competition sente que está com sorte? 

 

Horn playing has nothing to do with good or bad luck, it is all about practicing! 

Ricardo Matosinhos

 

 

A história que deu origem a este livro começou em 2010, quando os 12 Estudos Jazzísticos para trompa foram publicados pela Phoenix Music Publications. Mais tarde em 2013 foram publicados mais 2 livros: os 10 Estudos Jazzísticos para Trompa e os 15 Estudos para Trompa Grave. Faltavam apenas 13 estudos para totalizar 50, mas o número 13 tem a conotação de azar…
As artes em geral e, particularmente, as artes performativas têm uma forte tradição de superstições e amuletos. Conscientemente, as pessoas sabem que não passam de crendices mas mesmo assim continuam a usa-los, pois estranhamente funcionam na medida em que reforçam a auto-confiança. Este livro não tem como objectivo desmistificar estas tradições, contudo, pretende reforçar a ideia de que tocar trompa não tem nada a ver com sorte ou azar mas sim com a prática, estudo, trabalho.
Mais que ajudar a melhorar a performance, praticar é a chave do sucesso, mas por vezes precisamos  de algo mais, de um amuleto…
Não espere que estes amuletos funcionem sem que pratique antecipadamente. Deixo o incentivo para que os use, se sentir necessidade disso, mesmo que seja apenas o efeito placebo a dar-lhe confiança. Recomendo vivamente que os use de forma sensata e apenas depois de se certificar que também fez a sua parte, praticando. Caso contrário pode ficar bastante desapontado com o resultado da sua performance e perder toda a magia presente na música!

Sorte ou azar, tudo depende de si: O quê, Porquê, Onde, Quando, Com Quem, Como e Quanto pratica! Mas, acima de tudo, divirta-se enquanto o faz!