Ricardo Matosinhos nasceu em 1982.
Em 1994 ingressou na ESPROARTE, onde estudou Trompa com o professor Ivan Kučera.
Em 2000 foi admitido na ESMAE, na classe do professor Bohdan Šebestik, tendo concluindo a licenciatura em 2004, com atribuição do Prémio Eng. António de Almeida e do "Prémio Rotary Club Porto Foz / Veloso & Troca, Lda” (prémio de melhor aluno da ESMAE 2003/2004).
A curiosidade levou-o a explorar os caminhos da trompa no jazz e, por essa razão, teve aulas com o saxofonista Mário Santos cuja influência se veio a refletir mais tarde no seu estilo de composição.
Concluiu, em 2012, o mestrado em Ensino da Música, Universidade Católica , com a apresentação da dissertação “Bibliografia Selecionada e Anotada de Estudos para Trompa Publicados entre 1950 e 2011”, tendo lançado posteriormente o site hornetudes.com.
Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1998 e 2004.
Em 2007 foi-lhe atribuído o 2º prémio do concurso Jovens Músicos, na modalidade de Trompa Nível Superior.
Participou e assistiu a Masterclasses e Workshops tanto em Portugal como no Estrangeiro dos quais se destacam os seguintes nomes: Ab Koster, Arkady Shilkloper, Barry Tuckwell, Bedrich Tylšar, Bruno Schneider, David Johnson, Francis Orval, Frøydis Ree Wekre, Hermann Baumann, Ivan Kučera, Jan Schroeder, Javier Bonet, Jindřich Petráš, Jiří Havlík, Laurent Rossi, Michael Höltzel, Paulo Guerreiro, Pip Eastop, Stefan Dohr, Thomas Müller, Tom Redmond, Vidal Santos, Vladimíra Klánská, Zdeněk Divoký entre outros.
Como artista convidado colaborou com a Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra do Norte, Orquestra de Jazz de Matosinhos, Remix Ensemble, ONP entre outras.
Já lecionou no Conservatório de Música de Águeda, no Colégio de Nossa Senhora do Rosário, na ESPROARTE, na Escola de Artes da Bairrada, na Academia de Música de Lousada, na Academia de Música de Oliveira de Azeméis, no Conservatório de Música da JOBRA no Centro de Cultura Musical, na Escola Profissional Artística do Vale do Ave e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo.
Ministrou Workshops e Cursos de Aperfeiçoamento nomeadamente: VI Curso de Aperfeiçoamento Musical na Academia Amadora de Artes de Ponte de Lima (2004), Curso de Música de Câmara da FAMDA (2004, 2005), MasterClass na Filarmónica União Taveireinse (2006), XV Curso Internacional Música (2007) em Oliveira do Bairro, III Estágio da Banda Sinfónica da Covilhã (2008), X Cursos de Aperfeiçoamento Musical na Academia de Música de Paços Brandão (2010, 2013), Masterclass de Trompa Escola Profissional de Artes da Covilhã (2010), Masterclass no Conservatório Regional de Palmela (2011), MasterClass de Trompa Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (2011), Sinfomusicata Brass Fest (2012), Academia de Música de Cantanhede (2013), Conservatório de Música de Paredes (2014, 2015), os 24os Cursos de interpretação de Trompa da Cidade de Praga (2015), Escola de Música de Tartu (2017), Escola de Música de Tabasalu (2017), Escola de Música Emīls Dārziņš (2017), The University or Iowa (2017).
No âmbito da composição é autor de diversos materiais pedagógicos para o ensino da trompa, bem como, de composições para diversas formações instrumentais. Viu algumas das suas obras reconhecidas em vários concursos nacionais e internacionais: 1º prémio e menção honrosa no Concurso de Composição para Orquestra de Flautas promovido pela AFLAUP, menção honrosa no Concurso de Composição da International Horn Society, menção honrosa no 2º Concurso de Composição de Canções para Crianças sobre Poemas Portugueses organizado pela APEM.
Apresentou-se em Recital em Praga a convite dos 19os Cursos Internacionais de Interpretação de Trompa, que se realizaram nesta cidade.
Atualmente leciona na Academia de Costa Cabral (Porto) e frequenta o programa de Doutoramento em Música e Musicologia, Interpretação na Universidade de Évora.
Criou em 2004 o site trompista.com, um ponto de encontro de trompistas, em língua portuguesa.
É membro da International Horn Society, da Sociedade Portuguesa de Autores e da GDA.

• • •

Versão Reduzida

• • •

Ricardo Matosinhos nasceu em 1982, foi aluno da class de Trompa de Ivan Kučera, na ESPROARTE (1994-2000) e Bohdan Šebestik na ESMAE, onde concluiu a licenciatura em 2004.
A curiosidade levou-o a explorar os caminhos da trompa no jazz e, por essa razão, teve aulas com o saxofonista Mário Santos, cuja influência se veio a refletir mais tarde no seu estilo de composição.
Concluiu, em 2012, o mestrado em Ensino da Música, na Universidade Católica, com a apresentação da dissertação “Bibliografia Selecionada e Anotada de Estudos para Trompa Publicados entre 1950 e 2011”.
Participou em diversos cursos de aperfeiçoamento em Portugal e no Estrangeiro.
Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1998 e 2004.
Em 2007 foi-lhe atribuído o 2º prémio do concurso Jovens Músicos na modalidade de Trompa Nível Superior. 
Como artista convidado colaborou com a Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra do Norte, Orquestra de Jazz de Matosinhos, Remix Ensemble, ONP entre outras.
Ministrou diversos Workshops e Cursos de Aperfeiçoamento em Portugal, República Checa, Estónia, Letónia e Estados Unidos.
No âmbito da composição é autor de diversos materiais pedagógicos para o ensino da trompa, bem como, de composições para diversas formações instrumentais. Viu algumas das suas obras reconhecidas em vários concursos nacionais e internacionais.
Atualmente leciona na Academia de Costa Cabral (Porto) e frequenta o programa de Doutoramento em Música e Musicologia, Interpretação na Universidade de Évora.
É membro da International Horn Society, da Sociedade Portuguesa de Autores e da GDA.

  

• • •

Entrevistas

• • •

 

Ficheiros para Download